Para minimizar o risco de uma gravidez com um desfecho desfavorável, os profissionais da área da saúde devem trabalhar em conjunto. Caso a mãe esteja com a doença periodontal, o cirurgião-dentista saberá avaliar a necessidade de encaminhar a paciente para os cuidados de um profissional da área médica. Assim, caso haja sintomas como sangramento gengival, dor ou mobilidade dos dentes, o tratamento deverá ser iniciado o mais rápido possível
A doença periodontal é consideravelmente presente na população. Ela é uma inflamação caracterizada por sangramento gengival e perda de osso ao redor dos dentes. O problema não tão conhecido é que, segundo alguns estudos, a doença representa um fator de risco para o acontecimento do parto prematuro de bebês com baixo peso. A questão ainda suscita muito debate, mas supõe-se que a infecção se espalha pela corrente sanguínea e estimula de alguma forma a produção de mediadores inflamatórios que induzem ao parto.
É essencial, então, que a gestante cuide de sua saúde bucal e faça acompanhamento odontológico até porque a doença preexistente pode ser intensificada na gravidez devido as alterações hormonais. Assim, caso haja sintomas como sangramento gengival, dor ou mobilidade dos dentes, o tratamento deverá ser iniciado o mais rápido possível. O cirurgião-dentista saberá o que fazer.
Ficha técnica:
Fonte: jornal.usp.br/?p=240880
Edição sonora: Gabriel Soares
Vinheta: Lais Lima Pelozo e Paola Mira
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz